Configurar uma rede Wi-Fi na sua casa

Existem basicamente dois jeitos de configurar seu roteador sem fios. O primeiro é o mais simples: esses aparelhos geralmente vêm acompanhados de um CD de instalação. Conecte o roteador ao seu computador usando um cabo de rede, insira o CD, e siga as instruções. Super simples. O problema é que já tem gente com computadores que não têm leitor de CD. Ou, pode ser o caso de uma reconfiguração, em que você já não sabe onde foi parar o CD… Se for esse o caso, basta seguir o passo a passo.

Conexão
Da mesma maneira, conecte o cabo de rede em alguma porta no roteador (exemplo: porta01), e a outra ponta em seu micro. Em seguida, abra um navegador de internet. Qualquer um vale. Digite na barra o endereço do roteador – quase sempre será um número parecido com esse 192.168.1.1. Dependendo da marca, o número pode ser esse ou uma variação dele. Se você não souber esse número – e não tiver mais a embalagem do roteador – o jeito vai ser procurar na internet, ou entrando no MS-DOS. Para abrir o MS-DOS, clique no botão iniciar, em seguida digite CMD no campo pesquisa e aperte o ENTER, ou clicar em iniciar, todos os programas, acessórios, procure por “PROMPT DE COMANDO”. Com o MS-DOS aberto, digite IPCONFIG e aperte o ENTER, procure o campo “GATEWAY”, ele vai ser responsável pelo o numero do seu roteador.

Descoberto o número, digite-o na barra de endereços do seu browser. A tela de administração do roteador deve aparecer, pedindo login e senha. Geralmente, o padrão de fábrica é Admin para o login, e também admin para a senha. Pronto, você entrou na página de configuração do roteador. Agora, é super fácil.

Configuração
Esse ambiente de configuração varia de marca para marca, mas todos são bem similares. Aqui, procure pela área Redes Sem Fio – ou Wireless – se a página estiver em inglês.

Nesse campo escolha o nome da sua rede sem fio. Em seguida, procure área de segurança. Você pode escolher entre diferentes tipos de segurança: WEP, WPA e WPA2, por exemplo. Dê preferência ao WPA2 – ele é o mais seguro. Feito isso, escolha uma senha para acesso à sua rede. Essa será a senha que você vai ter de digitar no seu micro para se conectar à rede sem fio. Pronto. Você acaba de configurar seu roteador. Existem muitas outras variáveis – mas é melhor ficar com o padrão de fábrica na maior parte dos casos.

Conexão à internet
Nós acabamos de criar a rede sem fio para sua casa. Agora, só é preciso conectar seu roteador à internet. E isso é super fácil. Use um cabo de rede para conectar o modem da sua operadora ao seu roteador (agora use a porta “WAN” do roteador). No ambiente de administração do roteador, procure pelos tipos de conexão. Geralmente, esses itens estão logo na primeira página do ambiente de administração. No caso de banda larga da “NET VIRTUA”, use a opção DYNAMIC IP. No caso de conexão ADLS (velox, speedy e outras), use PPPoE (neste caso você deverá colocar o usermane e senha a ser usado pelo roteador se conectar sozinho ao serviço ADSL.

NET VIRTUA

 

OUTRAS

Depois de todos os campos preenchidos, feche todas as telas, desligue seu roteador da energia, logo em seguida desligue o modem da internet. Espere 5 a 10 segundos, ligue o modem da internet e depois roteador. Pronto você já esta conectado à web, e você já tem uma rede sem fios em casa.

Tem alguma dica adicional para configurar roteadores? Ou algum macete bacana para resolver problemas de conexão? Compartilhe.

Write a Reply or Comment

*